Ao contrário do que muitos imaginam, a tinta tem papel fundamental na obtenção de gravações de qualidade, a falta de cuidado na escolha deste item pode comprometer todo o trabalho e dinheiro dispendido em equipamentos e ferramentais. Por isso no seu próximo trabalho de Tampografia ou Serigrafia considere a possibilidade de utilizar uma tinta de alta tecnologia e surpreenda-se com os resultados.
Trata-se do mais antigo produtor de tintas especiais para Tampografia e Serigrafia e está entre os três maiores produtores de tinta da Alemanha.
Apesar do custo elevado, alguns pontos podem justificar o emprego destas tintas conforme descrito abaixo:
A) São tintas de alta concentração de pigmentos, permitindo em alguns casos diluir com até 50% de solvente, amortizando parte da diferença de preço.
B) São tintas de alta cobertura, desta forma pode se eliminar a necessidade da sobre impressão em tampografia propiciando um ganho de produtividade e economia de insumos.
C) São tintas atóxicas; devido à rígidas normas ambientais da Europa as tintas Pröll não empregam em sua composição qualquer elemento tóxico ;como metais pesados por exemplo.
D) São tintas de alta definição proporcionando um excelente resultado visual, graças à moagem de pigmento ultra fina e controlada, a regularidade da impressão é mantida mesmo no mais fino detalhe.
E) Disponibilidade de tintas especiais sem pré-tratamento para polipropileno; estas tintas eliminam a necessidade da flambagem, primer ou tratamento corona. Cautela deve ser tomada na especificação destas tintas pois existem várias classes de polipropileno e nem todos funcionam com estas tintas. Deve-se testar cada caso.
F) Disponibilidade de tintas para substratos especiais como vidro e baquelite.
G) Grande flexibilidade através da possibilidade de obter qualquer cor pelo “Pröll Matching System”, sistema no qual 12 cores básicas são misturadas por uma fórmula calculada por computador a partir do Pantone, RAL ou HKS.
Basicamente podem ser classificadas pelos seguintes critérios:
A) Princípio de cura e secagem:
oxidativo
reativo/evaporação
evaporação
B) Base de formulação:
vinílicas
poliuretânicas
epoxi
sintéticas
misturas
Com exceção das tintas “a base de água” todas tintas Pröll podem ser aplicadas em tampografia no entanto os mais indicados são os seguintes tipos:
PUR-ZK
Norifin PPN
Norilit NKN
Apesar de ser possível obter resultados excelentes com Thermo-jet por exemplo estas tintas foram concebidas originalmente para serigrafia.
Critério do material do Substrato: Deve-se identificar o material do substrato buscando na tabela as possíveis tintas.
OBS: Substrato é a superfície que receberá a impressão.
Critério do Pré-tratamento: Alguns materiais necessitam de pré-tratamento (flambagem, primer, corona) certifique-se de que isto é possível no caso.
Critério do processo: Usar quando tampografia preferencialmente PUR-ZK, Norifin, Norilit.
Critério da secagem: Deve-se selecionar um solvente ou composição que tenha o tempo de secagem condizente com o ritmo de produção do caso. Deve ser considerado também o tempo de vida da tinta na máquina e a eventual necessidade de estufas de secagem de alta temperatura.
Critério da cor: Deve-se selecionar a cor procurando a melhor aproximação desejada no catálogo de cores ou descobrindo o Pantone ou Ral para que a mesma seja especificada como uma mistura.
As tintas para mistura nem sempre podem ser usadas separadamente com exceção de algumas, consulte no caso de necessidade.
Quanto mais alta a temperatura mais rápida a catálise de tintas de dois componentes.
As tintas ouro e prata são fornecidas não misturadas por formarem misturas explosivas quando confinadas dentro da lata.
O teste é a única maneira de ter certeza absoluta da aderência e resistência da tinta em determinado caso ou material de substrato.
As tintas brilhantes são mais problemáticas para tampografia, pois tem uma tendência a puxar fios na subida do tampão (estática) sendo que as cores vermelho e branco são “campeãs” neste tipo de problema.
Algumas tintas, cores e solventes atacam o clichê, desta forma quando em uso com tinteiro selado devem ser removidas ao terminar.
As tintas com base epoxi só devem ser utilizadas em tinteiro selado em último caso pois a raspagem é bastante problemática.
O pré-tratamento por flambagem é o mais eficiente na grande maioria dos casos.
As tintas mais indicadas para Tampografia são aquelas cuja granulometria do pigmento seja o menor possível (abaixo de 4 micra). Normalmente as tintas comuns tem esta granulometria acima de 6 micra. Existem tintas com até 12 a 14 micra o que a torna altamente abrasiva, já que o pigmento é bastante duro. São altamente “Venenosas” para clichês de Fotopolímeros e de tinteiro Selado.