Fotopolímeros - Nylonprint / base magnética
É ainda quase uma novidade no Brasil, mas na Europa, Estados Unidos e Japão é largamente usado há muitos anos. Trata-se de uma lâmina de aço bem fina revestida de um lado com um polímero fotossensível que após uma série exposições à luz ultravioleta (especial) e banhos em água e ou soluções, atinge uma dureza razoável e que permite se trabalhar com tintas comuns (as mesmas usadas com os outros clichês).
Também tem que ser utilizado com base magnética e tem a vantagem de poder ser “fabricado” pelo próprio usuário em um tempo muito pequeno (de 12 a 15 minutos), tendo-se em mãos um equipamento simples para sua revelação.
Apesar de não suportar mais que 20.000 raspagens é muito procurado por empresas de brindes devido seu baixo custo (fácil amortização em pequenas quantidades, vide item 4.4) e também na rapidez em que pode ser "fabricado".
Algumas empresas grandes também utilizam os clichês de Fotopolímeros como "Socorro", no caso de o clichê de aço riscar ou danificar. Até que se fabrique outro clichê de aço, o clichê de fotopolímero feito em 15 minutos não deixa a produção parar. Sua qualidade de impressão é tão boa e em alguns casos até superior aos clichês de aço convencionais.
Existem diversos tipos de fotopolímeros, com maior ou menor durabilidade e qualidade.